Esculturas Selvagens de Conan, o Bárbaro
No ano de 1987 um jovem Alexandro encontrou em uma banca de revista ao lado de seu colégio uma edição de A Espada Selvagem de Conan 29, com uma arte de capa de Val Mayerik para a história O Poço Macabro - em inglês: The Pool of the Black One.
Quando em 2023 decidi comprar a minha primeira impressora 3d, uma Ender 3, não havia outro propósito senão materializar aquela icônica capa que havia me apresentado ao fantástico universo de Robert E. Howard e do bárbaro cimério.
Na quarta temporada de Stranger Things, a série com seu espírito oitentista brindou os fãs de Conan daquela década com um easter egg fenomenal. O personagem Hopper segurando uma Atlantean Sword no combate contra um Demogorgon na reta final da trama.
Atlantean Sword é o nome da espada dada ao cimério na sua primeira versão cinematográfica. O ítem não existe na gênese literária de Robert E. Howard, mas ficou eternizada no filme dos anos oitenta protagonizado por Arnold Schwarzenegger.
Como escultor 3D hobbista, fã tanto da série Stranger Things quanto do bárbaro cimério, não tive escolha senão materializar a cena em resina. Pura diversão.
Bêlit é a minha personagem preferida no universo do bárbaro cimério. Uma pirata tão poderosa e temida, que comanda sozinha sua Nau Tigresa saqueando e dominando os mares, e se tornando conhecida como A Rainha da Costa Negra.
De fato, Conan só não cai morto ao enfrentar a tripulação de Bêlit por que a mesma enxerga no cimério um promissor escravo sexual, ainda que com o avançar das léguas náuticas Bêlit termine por realmente se apaixonar por Conan e tomá-lo parceiro de aventuras.
Impressiona no conto original a imagem de uma mulher quase nua, rodeada de bucaneiros brutos por meses em alto mar, sem que qualquer um ouse tentar lhe tocar. A nudez de Bêlit a bordo desafiando as necessidades daqueles homens, expõe o poder magnético que sua presença exerce no Tigresa. Bêlit é a mulher mais poderosa do universo do bárbaro, e sua sensualidade desafiadora só seria equiparada décadas após a morte de Howard, quando Esteban Maroto usou o mesmo recurso para adicionar força à personagem Red Sonja.
Joe Jusko criou algumas das mais icônicas capas da publicação A Espada Selvagem de Conan. Essa foi mais uma esculta que considerei obrigatória pra minha coleção, produzida no Blender e impressa em resina numa Elegoo Saturn.
A Torre do Elefante é um dos contos mais amados do universo literário de Conan. A história de um alienígena com uma cabeça que se assemelha à um elefante, aprisionado e escravizado pelo mago Yara, é uma verdadeira obra prima do escritor Robert E. Howard.
Aqui tive minha primeira tentativa de reproduzir a cena do encontro com o cimério sendo fiel à descrição do conto original. A medida em que evoluí na prática de escultura 3D, mudei de idéia e fiquei descontente com várias das soluções que busquei pra essa peça, e também aprendi posteriormente que haviam tantos desafios para a impressão, que terminei por nunca tentar realmente imprimir esse trabalho. Ainda assim, foi divertido o suficiente para merecer um lugar na galeria.
O fantástico John Buscema usou sua arte no conto Além do Rio Negro, adaptado por Roy Thomas para A Espada Selvagem de Conan. O confronto entre Conan e o demônio de Jhebbal Sag é tão visceral que ficou preso na minha recordação por décadas, até que um dia as ferramentas e conhecimento estivessem em minha posse para materializá-lo.
Minha escultura aqui é baseada em um pequeno quadro na publicação, quase despercebido na página diante da ação ao redor, mas que a meu ver representa todo o esforço co cimério em enfrentar a criatura. O ser que, mesmo trespassado pela espada do bárbaro, insiste em rasgar a sua carne com garras afiadas enquanto Conan usa toda a sua força para tentar afastar do seu corpo a boca e as presas do demônio. Um combate incrível que merecia e foi impresso.
Robert E. Howard, criador de personagens incríveis como Conan, Rei Kull, Bran Mak Morn e Solomon Kane faleceu precocemente com apenas trinta anos de idade. Quantas obras geniais nós teríamos tido se sua vida houvesse sido longa?
Esculpi e imprimi o busto do escritor em resina, tendo o cuidado de adicionar à peça a reprodução em relevo da primeira edição da revista Weird Tales na qual Conan teve sua estreia.
Na minha última tentativa de representar Yag-Kosha, o alienígena elefantóide de A Torre do Elefante, eu o esculpi como um prisioneiro torturado, o que a meu ver é mais condizente com a descrição do conto howardiano.
Uma peça simples e pequena que tive prazer em produzir e adorna minha biblioteca hoje, na seção de Conan.
Akira
Akira é uma das obras mais importantes da animação mundial, e a cena em que Shotaro Kaneda desliza sua moto é tão icônica que foi reproduzida em inúmeras outras animações, seja em forma de paródia ou de referência. Uma das minhas esculturas favoritas, com certeza.
Doutor Octopus
Uma das minhas poucas incursões esculturais no universo da Marvel, o grande Doutor Octopus. Despensa apresentações, não é?
Pipoca e Nanquim
O canal de youtube que virou editora e publica algumas das minhas obras preferidas. A casa do Conan literário no Brasil. Bruno Zago, Alexandre Callari e Daniel Lopes mereciam estar na prateleira junto com as HQs e livros da minha coleção.
Commando
Commando foi o filme que nos mostrou que Conan poderia ser Rambo! Um clássico dos anos oitenta e da Sessão da Tarde para a minha geração. Arnold merecia essa homenagem.
Fright Night
Fright Night, no Brasil chamado A Hora do Espanto foi um dos maiores sucessos do terror oitentista. Especialmente o primeiro filme, cujos personagens eu reproduzo aqui, conquistaram uma geração inteira e rendeu uma sequência - inferior, é verdade - e um reboot desastroso. Mas o original, é bom demais, e eu tinha de fazer um diorama com esses personagens queridos.