Fim de um ciclo

17/01/2025

Ciclos se fecham, outros se iniciam, essa é a natureza da vida. Já vai um longo tempo desde algum mês em meados de 2004, quando uma amiga chamada Lilian Nogushi, designer, me enviou um convite para entrar em uma rede social chamada Orkut. O que começou como uma distração para encontrar conhecidos, tornou-se rapidamente uma ferramenta de informação e network, e anos depois, mais especificamente nos anos 2010, uma poderosa e inescapável ferramenta de divulgação de trabalhos pessoais, rede de contatos profissionais, e por que não, um gigantesco happy hour online com amigos da mesma profissão.

Muito da dinâmica das redes sociais nos capturou e, até certo ponto, escravizou nos últimos anos. Assim, aqui estou nesse momento concluindo uma resolução que vinha amadurecendo há meses, de abandonar o máximo possível a dinâmica da "economia da atenção" pungente nos ambientes das redes sociais, e voltar a abraçar a independência e liberdade de espaços que sejam os mais privados possíveis, ainda que com propósito profissional.

Seja bem vindo, leitor - e como é bom falar de leitor para leitor, já que sou eu mesmo um leitor apaixonado - à esse ambiente nostálgico e familiar no qual deverei expor pensamentos, informações, contribuições criativas, e meu próprio trabalho profissional.

Aqui pretendo construir um lugar online que seja apenas o lugar de um artista e sua alma.