Senna

Certa vez o animador Ruairi Robinson foi indicado ao Oscar de melhor animação pelo seu curta Fifty Percent Grey. Ele tinha apenas vinte e três anos de idade e não levou a estatueta. E sendo bem honesto, seu trabalho evoluiu muito com o passar dos anos acompanhando os avanços da CGI, de modo que o seu curta indicado nem de longe é hoje o seu melhor trabalho. Ainda assim, ele o manteve no topo do seu portfólio dizendo "Eu fui indicado à um fucking Oscar. Enquanto eu não vencer um, esse será o topo da minha carreira".
Da mesma forma, como animador de personagens, minha contribuição para a série Senna não é nem de longe meu trabalho mais desafiador, já que carros não falam, não possuem expressões faciais ou sentimentos. Também não é meu trabalho mais evidente, já que a maior parte do que fiz foi aplicado nos recursos de Virtual Production que vocẽ pode compreender assistindo ao making-of, em especial a partir do tempo 15:15s no video acima. No entanto "eu participei da fucking série do Senna, e até que eu ganhe um Oscar, esse vai ser o ponto alto da minha carreira".
Essa oportunidade me foi dada pela Quanta Post em São Paulo, e meu trabalho consistiu em animar velocidade e traçado dos carros na pista para aplicação no Virtual Production. Estas cenas são usadas em LED e, por esse motivo, aparecem sempre em segundo plano desfocado. O ponto positivo pra mim é que meu trabalho está na série em todos os episódios desde a primeira cena, o que é muito gratificante.
Também animei cenas para um outro estúdio, essas sendo sequências off-board em Mônaco 84 e 88, mas não há como saber o quanto ainda há do meu trabalho no render final das cenas, visto que é comum que essas animações sejam revistas, reajustadas ou até refeitas do zero por outros animadores de acordo com a necessidade. Ainda assim, reconhecê-las no corte final da série, ainda que não seja possível saber o quanto há do meu trabalho naquela versão, é igualmente emocionante.
Ratinho da Unicef
Trabalho divertidíssimo que fiz para a Rise de Nova Iorque sob a direção de André Holzmeister para uma campanha da Unicef. O estúdio trouxe de volta o amado ratinho do Castelo Ratimbum, agora animado em 3D com lookdev simulando massinha de stop motion como nos vídeos originais de décadas atrás.
Gogo Magnet!
Tive o prazer de trabalhar com a equipe da Koi-Factory nesse divertido game mobile. Minha participação foi como animador para a produção do trailer do game. Personagens super divertidos de animar.
Squeaky and Roy
Divertidíssimos, Squeaky and Roy são dois personagens carismáticos que tive a oportunidade de animar por alguns anos na Invisible Universe. Com histórias curtinhas e divertidas, a dupla era super gostosa de trabalhar e me trouxe resultados muito prazerosos.
Little Devil Ember
Animar uma teenager filha do diabo foi uma ideia pra lá de divertida. Ember trazia todos os conflitos de uma Nepo Baby presa à imagem do seu pai famoso, o coiso ruim, o sete peles, o mochila de criança em pessoa.
Finding Monsters
Entre os anos de 2013 e 2018 fui parte integrande do Black River Game Studio, um estúdio de jogos mobile e VR integrante do SIDIA, instituto de pesquisa e desenvolvimento da Samsung em Manaus.
Eu fazia parte do instituto a apenas três meses quando foi tomada a decisão da criação de um estúdio de jogos, e coube a mim naquele momento participar do recrutamento do time de artistas 3D e na definição inicial do pipeline de animação.
Finding Monsters foi um dos jogos desenvolvido nesse período com enorme sucesso.
Rock n Rails
Mais um jogo desenvolvido pela Black River Game Studio dentro do instituto SIDIA em Manaus. Trabalhei como animador de gameplay e cinematic nesse jogo desenvolvido para VR.